Laudos e Medições

Laudos e Medições para Agentes Insalubres

Para elaborar os programas de segurança e saúde, laudos técnicos e assistências periciais, é necessário a medição dos agentes insalubre definidos pela NR-15 e normas correlatas.

Para isso é necessário definir o nível de exposição do ambiente, funcionários e demais pessoas aos agentes químicos, físicos e biológicos. Essas medições, em regra geral, só são possíveis com equipamentos de última geração, observando-se as normas vigentes de medição e com profissionais qualificados.

Sabendo dessa necessidade a Ilhamed investiu nos mais modernos equipamentos e na capacitação da equipe para entregar aos clientes:

Avaliação Ambiental de Ruído – Para avaliar o impacto que um estabelecimento tem em seu entorno é necessário avaliar a intensidade dos sons produzidos e se eles de fato impactam o ambiente. Para isso medem-se as vibrações ou ruídos de qualquer natureza produzidos, de forma que definam-se se extrapolam ou não níveis máximos de intensidade fixados por Lei.

Utilizando para essa medição de nível de ruído, o critério contido nas Normas Brasileiras Registradas- NBR 10.151 e 10.152, bem como nas que lhe sucederem.

Dosimetria de ruído – Mede a exposição dos funcionários, em sua jornada de trabalho, ao ruído. Através da identificação do tipo de ruído, o nível desse ruído e o tempo de exposição do funcionário, é possível implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria. Dessa forma pode ser definda uma proposta de EPC (equipamento de proteção coletiva), ou a impossibilidade de um EPI adequado ao nível de ruído que o funcionário está submetido.

Medições de Calor (IBUTG) – Através da medição de calor, faz a associação do IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo) com o metabolismo humano, e permite avaliar o nível de desgaste e perigos associados ao trabalho em altas temperaturas, assim como a calcular os intervalos necessários e as medidas de controle necessárias.

Medições de contaminantes atmosféricos (Poeiras, Fumos, Névoas, Neblina, Gases e Vapores) – Os trabalhadores que exercem atividades que utilizam agentes químicos podem estar sujeitos a inalação desses produtos. Para se ter um controle efetivo, na maioria dos casos é necessário a medição do nível de exposição para assegurar que a atividade é segura e se há a necessidade de medidas de proteção coletiva ou pessoal.

Medição de Vibração – A exposição do trabalhador a altas doses de vibração por longos períodos pode causar uma série de doenças ocupacionais e pode, inclusive, levar o funcionário a incapacidade laboral. Para monitorar estas situações é feita análise com vibrômetro (aparelho que faz as medições de vibração), levantado o nível de exposição do trabalhador e são definidas as medidas de controle.

eSocial

Saúde e Segurança do Trabalho nos padrões do eSocial Especialistas em serviços de Medicina e Segurança do Trabalho, com todos os programas, perícias, laudos e documentos de acordo com os requisitos do eSocial.