A natureza do trabalho envolve diversos riscos ao trabalhador, e a anamnese inicial feita no paciente pelo médico do trabalho (ASO) pode não ser suficiente para que o médico consiga acompanhar a saúde e os efeitos desse risco no paciente.
Para realizar o acompanhamento – e prevenir danos à saúde do trabalhador – o médico conta com uma série de exames auxiliares e complementares.
Entre os mais comumente realizados pela Ilhamed estão:
Espirometria – Ou também conhecido como prova de função pulmonar, é um exame orientado a acompanhar a capacidade respiratória do paciente e verificar se as poeiras e outras substancias presentes no ar, estão afetando a saúde do paciente.
Eletrocardiograma – É um exame em que, através de uma leitura elétrica da atividade do coração, é possível identificar diversos distúrbios que podem acometer, ou acometem o paciente, permitindo avaliar se o esforço ou certas atividades trazem risco ao funcionário.
Eletroencefalograma – Também feito por leitura elétrica, o exame de eletroencefalograma realiza o monitoramento do cérebro de forma não invasiva, e permite, por meio do registro da atividade elétrica, que se detectem anormalidades neurológicas que tragam risco ao próprio paciente ou ao ambiente de trabalho.