Retornar ao ambiente de trabalho após o período de isolamento é um momento de bastante apreensão e stress.
É um momento em que toda a equipe está ansiosa para voltar ao trabalho, mas ao mesmo tempo temerosa, com medo de se expor ao vírus ou de passar esse vírus para algum familiar e estão cobertos de razão!
Logo, é importante adotar boas práticas de higiene, limpeza e proteção, de modo a minimizar a chance de ocorrer um surto dentro do ambiente de trabalho ou a possibilidade de contaminar um cliente ou colaborador.
Essas boas práticas ajudarão trabalhadores e clientes a se sentirem mais tranquilos e a melhorar o clima de forma geral no ambiente, pois é muito difícil produzir em um ambiente de medo e insegurança.
Para isso montamos algumas instruções que serão úteis para transformar o ambiente de trabalho em um ambiente seguro:
- Obrigatoriedade do uso de máscaras independente do ambiente. (Essas máscaras podem ser de tecido ou descartáveis e devem ser idealmente trocadas a cada 2 horas).
- Os colaboradores devem usar o cabelo preso e não utilizar brincos, anéis relógios ou outros adereços.
- Toda pessoa que chegar ao ambiente de trabalho deve lavar as mãos por 20 segundos com água e sabão, além de frequentemente lavar as mãos ao longo do dia.
- Caso não consiga lavar as mãos, utilizar o álcool em gel 70%, espalhando bem nas mãos. (Lembre-se que após 3 ou 5 aplicações o álcool em gel perde eficácia e é necessário lavar as mãos novamente).
- Higienizar as superfícies em que as pessoas tocam com álcool líquido 70% (pode usar o 90% em caso de falta do outro), utilizando um borrifador e um paninho descartável. A incidência de contaminação através da transferência, tocar um lugar contaminado e se tocar, é muito maior que aquela em que a pessoa pega o vírus no ar, logo é muito importante higienizar as superfícies com álcool a todo o momento.
- Manter todos os espaços com circulação de ar e evitar utilizar espaços em que isso não é possível. Um local arejado e ensolarado é um local saudável.
- Manter a distância mínima de 2 metros entre as pessoas dentro dos ambientes (a aglomeração de pessoas facilita a transmissão do vírus).
- Instruir o autopreenchimento ou aplicar o questionário criado pela Ilhamed caso a pessoa esteja sentindo algum sintoma diferente do normal ou esteja com dúvidas sobre sua saúde.
- Para aquelas empresas com mais funcionários é sugerido adquirir um termômetro infravermelho, para conferência de temperatura.
- Se for possível, permitir aos indivíduos do grupo de risco que trabalhem em regime de home office.
- Limpar o chão com solução de Hipoclorito de sódio (QBOA) na concentração de 2,0% a 2,5%, nestes casos, para limpeza geral: a cada 5 litros de água adicione 1 copo (200 ml) de água sanitária.
- Limpar constantemente maçanetas de portas e corrimãos, com álcool 70%.
Com esses cuidados básicos é possível ter um ambiente seguro e higienizado, pronto para receber profissionais, clientes e de atender as obrigações da vigilância sanitária sobre os cuidados com o Coronavírus (SARS-COV-2).
Essas regras se aplicam a maioria das empresas, caso você tenha dúvida se essas dicas se aplica ao seu negócio, verifique conosco antes de implementar.
Atenciosamente Equipe Ilhamed.