Notícias e Novidades

Meu funcionário está com suspeita/pegou Coronavírus. O que devo fazer?

Para que as empresas parceiras conheçam os protocolos da ILHAMED com relação aos atestados e afastamentos por Coronavírus (SARS-COV-2) seguem as instruções de como proceder:

  1. As homologações de atestados ficam suspensas até posicionamento oficial da ILHAMED, pelo período que o Dr. André Cesconetto entenda seguro para a retomada desse serviço.
  2. Da mesma forma as avaliações clínicas apesar de não estarem suspensas, só serão autorizadas após avaliação dos profissionais do atendimento quanto a doença.
  3. TODOS os casos de suspeita de Corona deverão ser tratados diretamente com o sistema de saúde da cidade, logo as empresas NÃO deverão receber o atestado de forma física, a entrega deverá ser feita nesse momento por whattsapp, e-mail ou ferramenta similar.
  4. As empresas ficam orientadas a aceitar os atestados de Corona ou de suspeita de coronavírus, de forma integral.
  5. Importante mencionar que  o Ato Declaratório Executivo Nº 14, DE 13 DE ABRIL DE 2020, define que os 15 primeiros dias de afastamento por Covid serão pagos pelo governo. Logo é de suma importância que o funcionário coloque o CID no documento e faça o teste para verificar.
  6. Caso haja funcionários no mesmo setor ou dúvidas de como proceder dentro da empresa após o caso suspeito, a empresa poderá entrar em contato através do telefone 3375-1977 (ILHAMED) e pedir orientações dos procedimentos a serem adotados.

 

Além disso temos algumas orientações básicas:

Pergunta:  E se o funcionário trazer dois atestados por Coronavírus, o que devo fazer?

Resposta: Nesses casos a partir de 16 dias de afastamento pelo mesmo motivo o funcionário deve ser encaminhado ao INSS, como outras doenças.

Pergunta:  Meu Funcionário está alegando que é do grupo de risco, mas nunca mencionou nada antes, como devo proceder?

Resposta:  A ILHAMED tem um modelo de autorização em que o funcionário autoriza o médico do trabalho a avaliar o caso dele com base no prontuário e assim definir se o funcionário se enquadra ou não como grupo de risco.

Pergunta: Uma pessoa da empresa testou positivo o que devo fazer?

Resposta: Nesse caso nossa área técnica terá de abrir um protocolo de investigação e definir as medidas a serem tomadas.

Pergunta:  O atestado de suspeita de Coronavírus é de um familiar que mora na mesma casa, o que fazer?

Resposta: Quando um familiar é suspeito, os demais também devem ficar isolados pelo período proposto pelo médico.